INSTRUÇÕES PARA COLETA DE SANGUE


* Alguns exames de sangue devem ser realizados obrigatóriamente com o paciente em jejum, entretanto há alguns exames em que o jejum não é obrigatório, porém de uma maneira geral siga as instruções abaixo e consulte o médico ou o laboratório para mais informações.


Na véspera do exame,evite exercícios físicos intensos,  jante entre 18h e 19h com a alimentação de costume, porém sem excessos e evite alimentos gordurosos (lazanha, churrasco, pizza etc..), após este horário não ingerir alimentos até a hora da coleta. Medicamentos só devem ser suspensos com orientação médica, informe ao laboratório os nomes dos medicamentos em uso.


Exames de sangue que requerem preparos especiais:


Curva glicemica, Colesterol total e frações, Triglicérides, requerem uma dieta mais rigorosa, evite bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos por 3 dias antes do exame.


Glicose pos prandial: Este exame deve ser colhido duas horas após o almoço, siga as orientações a seguir: Almoce como de costume, evitando apenas a ingestão de bebidas alcóolicas; marque o início do almoço; evite demorar mais de 15 minutos na refeição; após o término, não coma mais nada até a coleta do sangue que deverá ser realizada exatamente 120 minutos após o início do almoço, com uma tolerância de 15 minutos.


PSA: Evite por 3 dias antes do exame: Andar a cavalo, de bicicleta, exames de ultrassom trans retal e ter relações sexuais. No caso de ter realizado biópsia prostática deve-se esperar 10 dias para se fazer o exame de sangue.