Dicas
 

 

Teste de AIDS, quem deve fazÍ-lo?

Quando fazer o teste?

 

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune. (fonte: http://www.aids.gov.br/).

Quem deve fazer o teste do HIV

O exame do HIV é indicado para indivíduos que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. Este exame do HIV é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê, e também é realizado sempre antes do indivíduo doar sangue ou órgãos.

Quando fazer o teste do HIV

O teste do HIV é composto de, pelo menos, 2 fases e o paciente deve estar em jejum de 4 horas. A primeira deve ser feita cerca de 30 dias após o comportamento de risco e repetido 30 dias após, mesmo que o resultado do primeiro exame dê negativo. Se algum destes dois exames der Positivo, deve-se então realizar um outro exame chamado de Western Blot, que serve para confirmar a presença do vírus no organismo do indivíduo e assim iniciar o tratamento da AIDS. Contudo, estes exames podem dar um resultado falso Negativo e, para esclarecer estas e outras dúvidas, o resultado do teste é sempre dado por um conselheiro devidamente treinado. (fonte:http://www.tuasaude.com/)