(67) 3056-9300    (67) 98205-0034
                    
Untitled
Dicas
 

 

Fazemos exames de dengue

Com a urgncia necessria para o tratamento adequado

 

Dengue – informações importantes
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sintomas: febre abrupta, dores de cabeça, dor nos olhos, músculos e juntas, debilidade física, dores abdominais. Qualquer suspeita, procure imediatamente assistência médica para os cuidados imediatos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O LBD está preparado para realizar todos os exames abaixo com a urgência necessária para o tratamento adequado. Quando solicitado os exames de NS1, sorologia para Dengue e Hemograma são liberados em até 2 horas após a coleta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Diagnóstico Laboratorial
Exames Específicos:
- Isolamento do vírus – é colhida uma amostra de sangue e por técnica de PCR é possível isolar e identificar material genético do vírus, é o método mais específico para determinação do sorotipo responsável pela infecção. A coleta do sangue deve ser feita no terceiro ou quarto dia do início dos sintomas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Pesquisa de NS1 - é colhida uma amostra de sangue e pesquisado um antígeno viral chamado NS1, é um teste rápido e precoce no diagnóstico, pois deve ser colhido no 1º até o 3º dia após o aparecimento dos sintomas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Sorologia para dengue (IgG e IgM) - São testes laboratoriais em que se detectam a presença de anticorpos contra os antígenos virais , o aparecimento do IgM se dá após o 6º dia do aparecimento dos sintomas, os anticorpos da classe IgG costumam positivar após o nono dia da doença nos casos de infecção primária, e permanecem positivo durante meses.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Exames Inespecíficos:
Hemograma – Costumam ocorrer diminuição dos glóbulos brancos (leucopenia) e aumento dos linfócitos (linfocitose), a diminuição do número de plaquetas (trombocitopenia) também é normalmente observado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outros exames para avaliar a coagulação e fragilidade capilar também podem ser solicitados dependendo da evolução clínica do paciente para definir a melhor conduta terapêutica.